VOCÊ SABIA? No dia da imprensa, entenda o que ela é e qual a sua importância

Publicado em 01/06/2022 - Clara Isabella Fonseca Lemos

A imprensa são todos os veículos de comunicação de grande alcance e audiência, e pode ser chamada também de mídia de massa. Ela é formada pela mídia impressa, que são os jornais e as revistas, pelo rádio, televisão e pelos canais digitais, como os sites. O papel da imprensa jornalística é de fornecer informações de qualidade e de interesse público, com boa apuração, fontes confiáveis, que contenham todos os “lados” das histórias e permita que o leitor/espectador tire suas próprias conclusões dos fatos.

Para que a imprensa possa desempenhar seu papel de “quarto poder”, como é também chamada, resguardando os interesses da população e garantindo a manutenção do regime democrático de direito, ela precisa ser livre, ou seja, precisa não ser censurada ou controlada de qualquer forma, não ser alvo de reprimendas ou retaliações. A imprensa brasileira já foi atacada e impedida de desempenhar seu papel por diversas vezes, como na Ditadura Militar (1964-1985). 

A Constituição Cidadã de 1988, em seu Capítulo V, garante a liberdade de  imprensa, como disposto a seguir: nenhuma lei ou dispositivo pode vetar de qualquer forma a plena liberdade da informação jornalística; é vedada toda censura – seja de natureza política, ideológica, artística; e é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo que tenha sofrido. Estão sujeitos à indenização por dano material, moral ou à imagem.

É importante lembrar que os direitos não são garantias, por isso é necessário que todos lutem por uma imprensa livre e estimulem as boas práticas jornalísticas.

Fontes: Comunique-se e Politize!

Por Clara Lemos- Assessora de Comunicação






Carregando...